Boas Vindas!

Olá amigos da dança!


Bem vindos ao espaço online do Foco da Dança, aqui serão postadas todas as notícias e novidades que ocorrem paralelamente ao Santa Maria em Dança, o maior festival de dança do Rio Grande do Sul.

Tudo o que acontece nos bastidores, no hall de convivência, nas arquibancadas e nos fóruns será publicado em forma de notícia aqui para você ficar por dentro de tudo o que acontece no Festival. Nossa intenção é aproximar você ainda mais da dança e deste festival que é organizado com tanto carinho para seus participantes.

Se você quiser ver sua foto publicada neste blog, basta enviar para comunicacaosmdanca@gmail.com, com nome de quem tirou a foto, RG e um pequeno texto sobre o momento flagrado. Todas as matérias, fotos e notícias enviadas por internautas serão avaliados pelo departamento de comunicação do Blog.

Participe!

Ajude-nos a alimentar esta idéia!


FOTO DO DIA

FOTO DO DIA

FOTO DO DIA
Santa Maria em Dança 2012

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Momento decisivo

Flagramos o momento em que os jurados especiais da última noite se reuniram para fazer a classificação dos concorrentes. É um momento bem delicado, pois todos que estão no palco de alguma forma se destacaram, mas cabe aos jurados a responsabilidade de classificar aquele que mais se destacou.

 Os jurados da noite eram Marilia Chartune, Lucimar Casagrande, Jeferson Barros, Gisele Sampaio, Bruno Miranda, Khristian Galvão e Charlie Linhares.

O palco por outros ângulos

Veja como é a visão do palco por detras das coxias, local frequentado apenas pelo pessoal de contra regra, auxiliares de palco e aqueles que irão entrar em cena.







Curiosidades de Bastidores

Você sabe quem é o dono daquela voz "sensual" que todo início de noite comprimenta o público: "Amigos da dança, boa noite!"?
É o nosso querido Fausto Ribeiro, que vem todo ano do Rio de Janeiro especialmente para fazer a locução do festival. Fausto também é bailarino, estudioso de todas as áreas mas em especial o Ballet Clássico. Além de fazer a locução do festival, também ministra cursos durante as tardes do evento.
A apresentação dos grupos é feita lá de trás do palco, porque assim fica mais adequado para que ele possa ver quando os bailarinos já estão prontos para entrar em cena. Fausto também faz a locução de outros festivais de dança pelo Brasil.

domingo, 11 de setembro de 2011

O Show do Dança de Rua

O pessoal do estilo Dança de Rua deu um show a parte este ano!
Parabéns a todos os bailarinos do Dança de Rua, demonstraram que vieram ao festival para participar de verdade.
Abaixo algumas fotos artísticas que registraram o momento de palco!







quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Autoridades Presentes no Festival

A noite iniciou com a apresentação da coreografia premiada na 16º edição do festival em 2010, Made in China, do coreógrafo Nícolas Xavier.
Durante as noites do evento tivemos a presença ilustre de autoridades municipais e estaduais no festival, inclusive durante seu discurso, na noite de encerramento, o Prefeito Cezar Schirmer anunciou a possibilidade de novidades para a 18ª Edição do Festival em 2012. Esperamos que tudo isto possa se concretizar mesmo e principalmente com o apoio da Prefeitura Municipal e das autoridades Estaduais que estiveram por lá.
Na foto, Douglas Moraes (fotógrafo do blog), Deputado Estadual Jorge Pozzobom e Giovana Rossi - Conselheira tutelar.
Prefeito Cezar Schirmer, Vereadora Helen Cabral.
Momento do discurso na abertura da última noite do 17º Santa Maria em Dança.
O Deputado Fabiano Pereira também esteve presente na segunda noite do evento.

Resultado da última noite do 17º Santa Maria em Dança

1º Lugar Geral do Festival: Integração e Arte Centenário/Fames(Santa Maria)
Bailarina destaque: Luiza Araújo, Ayuni Studio de Dança (Jaguarão/RS)
Bailarino destaque: Jean Mendes, Consequência do Som / ATC Cia de Dança (Santa Maria)
Bailarina revelação: Eduarda Fetter, JEF's Studio de Dança (Santa Cruz do Sul/RS)
Bailarino revelação: Marcelo Goulart, IMBA (Bagé/RS)
Coreógrafa destaque: Alline Fernandez, Grupo de Dança do Colégio Centenário (Santa Maria)
Coreografo revelação: Jean Mendes, Consequência do Som / ATC Cia de Dança, (Santa Maria)
Melhor plateia organizada: Cia de Dança Valeria Lacerda (São Gabriel/RS)
Maior nota da categoria infantil: JEF's Studio de Dança (Santa Cruz/RS)
Maior nota da categoria infanto juvenil: Grupo de Dança do Colégio Centenário (Santa Maria) e Studio de Dança Bálance (Montenegro/RS)
Maior nota da categoria juvenil: Cia de Dança Valéria Lacerda (São Gabriel/RS)

 Valéria Lacerda conquistou vários prêmios durante as 5 noites de festival, seu trabalho vem crescendo á cada ano. Parabéns!!
A galera do grupo Marcando Presença também receberam prêmio especial pelo lindo trabalho que apresentaram no festival.
Uma das características mais marcantes da estrutura do Festival é que existe um clima familiar, de amizade, companheirismo e ao mesmo tempo seriedade.  Quando nos sentimos em casa, em qualquer lugar que vamos, tudo pode ser feito com mais vontade e mais dinamismo.
Ao mesmo tempo que trabalhamos sério, nos bastidores e na execução de nossas tarefas, também nos divertimos com nossos amigos e colegas.
Trabalhar e se divertir ao mesmo tempo possibilita cumprir todos os compromissos com mais dedicação, de modo mais leve e sem deixar de fazer o que tem que ser feito.
Por este motivo temos sempre um sorriso para lhe dar, mesmo quando estamos nervosos juntos com você.
Somos profissionais naquilo que fazemos, nos sentimos capacitados para realizar nossas tarefas e é por isto que fazemos parte da Comissão Central Organizadora do Santa Maria em Dança!


Entrevista com o Bailarino Dilvan Rodrigues


Dilvan Rodriguez, 22 anos, veio de Brasília-DF, para para participar do 17º Santa Maria em Dança. Faz parte do corpo de coreógrafos da Cia de Dança Have Dream’s, e trouxe a coreografia "Todo mundo odeia o Chris".

A Coreografia surgiu baseada no seriado americano “Todo mundo odeia o Chris”. Foi concebida em 1 mês especialmente para o 17º Santa Maria em dança, montada em parceria com outros coreógrafos: Rafael Vieira, Israel Paixão, Winícius, que não puderam vir ao festival mas que estão acompanhando tudo o que acontece em Santa Maria via Twitter. 
Esta coreografia ficou em segundo lugar na modalidade Dança de Rua - Solo, Dilvan sente-se feliz e realizado pelo fato de seu trabalho ter tido um bom resultado. É a primeira vez que vem ao festival, mas está nos planos para a próxima edição a vinda de toda a companhia Have Dream’s. Ao todo são 22 bailarinos na companhia, isto dificulta pela distância e o investimento que vai precisar, mas já estamos programando eventos, workshops e outras atividades para juntar dinheiro e trazer todo mundo.
Ao todo Dilvan viajou 6 horas entre avião e ônibus para chegar em Santa Maria, e segundo o bailarino isto compensou muito. “Apesar do frio do sul, o pessoal é muito carismático e possui um sotaque bem diferente. A cidade é bonita e bem acolhedora, diferente de Brasília que é muito concreto, muitos prédios.”
Bom Dilvan, foi muito legal ter você aqui com a gente! 
Esperamos que ano que vem possa vir com toda a Companhia.
Sucesso!!!

O Fórum da 4ª noite


Hoje o fórum bombou pessoal! É interessante que o pessoal do Dança de Rua sempre é mais presente no fórum, mas é importante também saber que o fórum não é específico da noite anterior. Todos podem participar todos os dias e assim se qualificarem mais, pois na troca de informações entre jurado e coreógrafo há muitas informações que servem para um geral na hora de criar a coreografia. Pois cada dia um assunto novo surge, hoje, por exemplo, foi falado sobre cenário, frontalidade corporal, escolhas de músicas, figurinos, etc... e isto serve para todos.
 
A proposta do fórum é uma discussão teórico/científica sobre a produção cultural (dança nos palcos ou nos dias do 17º Santa Maria em Dança), objetivando elencar, seguimentar e refletir sobre o processo de criação e execução das coreografias propostas para este ano.
 
Esse é um espaço oferecido aos participantes do Festival em que se possa, construir ideias com a finalidade de aprimorar técnicas específicas e pesquisas fundamentadas na heterocigenação dos temas.
 
Num modo geral os jurados falaram sobre a importância de verificar bem a modalidade da coreografia na hora de inscrevê-la, pois acontece às vezes de ter Dança de Rua no Estilo Livre e isto acaba complicando no momento do jurado avaliar. “O estilo livre, como já diz o nome, é a modalidade onde você pode misturar os estilos colocando um pouco de cada um. Mas é importante ter o cuidado para não fazer no achismo, porque daí não dá certo. O achismo na dança é complicado”. Gisele Sampaio
Junior Soares sugeriu que no júri tenham mais técnicos em hip hop, a fim de que a avaliação seja mais direcionada ao estilo. Ao invés de ter jurados de outras áreas como balé clássico, dança do ventre e outros avaliando a modalidade do hip hop, poderia ter um júri específico do hip hop.
“Quando o júri é específico o coreógrafo acaba fazendo tudo para agradar o júri e isto não constrói”. (Thaís Müller)

“Existe uma caixa preta lá no palco e o júri é responsável por tudo o que acontece lá. Existem moda de cabelo, de maquiagem, de roupa e isto é muito amplo, mas tem pessoas que não possuem o senso do ridículo, uma barriga grande demais para fora da camiseta, por exemplo. E o júri, num momento de um concurso, precisa estar atendo a tudo o que acontece no palco, e eu me sinto qualificado para avaliar tudo o que acontece lá”. Charlie Linhares
 
O presidente do festival, Paulo Xavier, falou sobre os cursos que o festival ofereceu este ano e alguns nem aconteceram por falta de inscrições. Este é um momento no qual o bailarino e o coreógrafo possuem para se qualificarem, pois alguns ficam os 5 dias na cidade só passeando no período da tarde  enquanto poderiam aproveitar para aprender coisas novas com os professores que estão á disposição durante os momentos de cursos.